Sunday, April 15, 2007

Está nas vossas mãos

Por alturas de 1993/94, iniciou-se o projecto de originais em que trabalhei por mais tempo, mais concretamente até 2000/01. Apesar de já ter passado algum tempo desde esse período, ainda estão vivas na minha ideia todas as diligências e peripécias que atravessámos para a divulgação da banda, quer em concertos ao vivo quer no envio de maquetas e contactos directos com representantes de várias entidades ligadas à música.
Alguns anos depois, e com a minha literacia informática um pouco mais desenvolvida, vejo uma realidade claramente diferente para as bandas de originais que hoje em dia se queiram lançar e dar a conhecer ao público e a outras entidades ligadas à música (promotores de eventos, editoras, media, etc.).
Vejamos: com um orçamento relativamente baixo, conseguimos gravar uma maqueta de qualidade bastante razoável em 2000. Claro que para esse baixo orçamento ajudaram muito três factores: a relação excelente do nosso produtor com o dono do estúdio; o facto de sermos "cobaias" para a estreia do estúdio; e termos como método de trabalho a gravação do instrumental todo em simultâneo, o que reduziu substancialmente o tempo de ocupação do estúdio.
Porém, e o mais importante, o que fizemos com essa maqueta em seguida? Bem, mais uma vez graças a alguns bons contactos do nosso produtor, essa mesma maqueta chegou às mãos e foi ouvida por vários A&R e outros funcionários de diversas editoras e promotoras. Tendo conseguido o mais difícil (fazê-los ouvir essa maqueta), passámos à fase seguinte: levá-los a ver-nos ao vivo. Tivemos uma oportunidade excelente de o fazer, numa primeira parte a um concerto de uma banda de renome nacional. Lá estiveram alguns funcionários de editoras e aí os contactos se processaram. Nao importa agora explicitar os resultados desses contactos; o que mais importava era descrever todo o processo de contactos para uma banda obter uma possibilidade de contrato discográfico e/ou de promoção e agenciamento.

Actualmente, as bandas dispõem duma série de ferramentas promocionais que lhes permite fazer um sentido oposto nos contactos: serem as editoras a contactar as bandas que lhes possam interessar. Através duma estratégia bem delineada de apresentação dos trabalhos no MySpace, divulgaçao de press releases electrónicos para os media, lançamento de vídeos de concertos para o YouTube, criação de newsletters, ofertas especiais para visitantes da página web, blogues de divulgaçao da banda e com participaçao de fans e colaboradores, divulgação dos concertos e novidades da banda através de fóruns de música, etc., é possível oferecer um contacto regular com a banda, dando a conhecer ao público em geral e ao mundo da música o que estão a fazer em cada momento; e acreditem que isso é importante para quem decide contratar uma banda.
É um nunca acabar de opções que permitem a uma banda relativamente organizada conseguir chegar aos ouvidos de muito mais público e de muito mais pessoas intervenientes no negócio da música, com poucos meios. Até as gravações de maquetas, com a explosão de gravadores digitais e a panóplia de equipamento disponível a nível informático, permitem já uma qualidade bastante razoável nas mesmas. Longe vão os tempos da primeira maqueta que gravei, com uma cassette num gravador de quatro pistas.

Espero que este texto sirva de motivação para as muitas bandas que estão por aí e que têm qualidade: os ouvintes têm agora mais possibilidades para ouvir novos projectos e já o começam a fazer, destronando a supremacia das editoras como ditadoras do gosto musical.

Boa sorte para os vossos projectos musicais!

Autor:Luis Romero
Começou por tocar bateria ainda na década de 80, em diversos projectos de originais. A estreia ao vivo foi em 3 de Março de 1991, no dia em que completou 17 anos.
Pouco tempo depois, passou para o circuito de bares, ao mesmo tempo que estava em preparação um projecto de originais que teve sete anos de duração e que foi fundado em 1993. De seu nome Label Juice, este projecto é ainda hoje o que melhor retrata a sua evolução como baterista e compositor.
Após outra aventura nas covers, com uma duração de ano e meio, dedicou-se em exclusivo a jams experimentalistas com uma série de músicos. Entretanto, aproveitou para criar alguma base técnica e teórica com alguns professores em Portugal, que culminou com um ano de frequência na JB Jazz nas disciplinas de Bateria e Combo.Reside actualmente em Barcelona, onde para além de frequentar uma série de bares com música ao vivo e participa nas jam sessions, estuda no Taller de Músics.




1 comment:

Unknown said...

adorei descobrir este blog!!!
beijinhos

Antonella